DICAS PARA ESCOLHER UM BOM SMARTPHONE PARA VOCÊ!

Se no início os telefones celulares eram apenas uma interessante alternativa à telefonia fixa, hoje eles são capazes de muito mais uma infinidade de recursos. Mas, para tirar proveito destes e de muitos outros recursos, cada vez mais pessoas estão trocando seus aparelhos mais simples por Smartphones. Mas aí muitos se perguntam: qual o melhor Smartphone para mim? Como escolher um modelo adequado às minhas necessidades? Que Smartphone eu compro? Veja algumas dicas a seguir. 


O que é Smartphone?

Antes de começarmos com as dicas, é interessante saber o que é um Smartphone. Acredite, há várias explicações para o conceito, mas via de regra, este nome é utilizado para indicar aparelhos móveis com recursos mais sofisticados, tanto em software quanto em hardware. Em uma tradução direta, Smartphone significa "telefone inteligente". Significa que eles são capazes de oferecer funcionalidades encontradas até então em outros dispositivos, como em PCs (computador).

Em um Smartphone, o hardware geralmente é mais "generoso" e completo, de forma a permitir que o usuário execute uma infinidade de tarefas. Neles, é possível, por exemplo, editar textos, assistir vídeos, tirar fotografias, acessar e-mails e páginas na Web, utilizar e sincronizar agendas, ouvir música, jogar, instalar programas e, claro, receber e efetuar chamadas telefônicas.

Para permitir que essas e outras tarefas sejam executadas de maneira minimamente satisfatória, os Smartphone podem oferecer telas maiores, chips gráficos mais avançados, maior quantidade de memória RAM, slot para cartão de memória, sistemas operacionais conceituados e entre outros.

Antes de comprar um Smartphone, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração para evitar aborrecimentos e frustrações futuras. 
Agora vamos às dicas para escolher um bom Smartphone. 
Essas primeiras dicas são básicas só para se ter uma noção do seu novo Smartphone. 

  • Por que você precisa de um Smartphone? 
  • Sistema Operacional 
  • Design e tamanho da tela 
  • Capacidade de Memória 
  • Capacidade de bateria 
  • Funções Inteligentes 
  • Preço 

Por que você precisa de um Smartphone?

A primeira coisa que você deve ter em mente é "Por que preciso de um Smartphone?". Bom, todos sabemos quais as possibilidades de um Smartphone: conectar o usuário com o resto do mundo. Ele serve para você verificar e-mails enquanto está na rua, acessar as suas redes sociais, enviar mensagens instantâneas, acessar conteúdo na internet, utilizar aplicativos que auxiliem no cotidiano; enfim, um celular inteligente é um universo de possibilidades. 
Levando a sua necessidade em consideração, você deverá se perguntar se vai precisar de um super processador ou apenas uma boa câmera ou ambos, isso fica ao seu critério e gosto. 

Sistema Operacional

Esqueça o conceito de “melhor sistema operacional”. Na prática, isso não existe. A pergunta que você deve fazer é “Qual é o melhor sistema operacional para mim? ”. E, para obter essa resposta, é preciso conhecer um pouco as características dos principais sistemas disponíveis no mercado. 
Tanto o iOS quanto o Android e o Windows Phone possuem interfaces muito acessíveis e que não trazem dificuldades no uso para ninguém. Nesse quesito, é recomendável ir até uma loja e mexer um pouco em um aparelho com cada sistema para conferir de perto como será a sua familiaridade com o sistema. 

Design e tamanho da tela

Para evitar frustrações, tenha em mente que sair de uma tela pequena para uma grande é bem mais tranquilo que o oposto. Assim, tenha uma experiência mínima de uso do aparelho, para saber se você irá se adaptar ao tamanho do mesmo, sinta-o nas mãos, verifique se o tamanho será um problema na hora de colocá-lo no bolso ou se a tela é suficiente para navegação e jogos. 

A indústria de Smartphone se esforça dia após dia para colocar no mercado aparelhos cada vez mais finos. Entretanto, na prática não há muita diferença entre segurar um modelo com espessura de 6,2 milímetros ou 6,3 milímetros. Já o tamanho de tela tem se tornado uma característica importante, em especial por conta da grande variação que existe na atualidade. É possível encontrar modelos com telas entre 3,5 polegadas e até quase 6 polegadas, o que pode parecer grande demais para muitos usuários colocarem o produto no bolso. O ideal é escolher aquela que melhor se adapta às suas mãos. 

Por fim, sabemos que o design de um produto é capaz de agregar valor a ele. Você pode até escolher o produto pelo design, mas procure aliar um formato de qualidade a um hardware compatível. Um celular bonito e fino não é necessariamente bom ou ideal para o manuseio. 

Capacidade de Memória

Outra questão relacionada a capacidade de memória é o fato de que, atualmente, muitas fabricantes optam por não oferecer a possibilidade de expandir a memória dos Smartphone, o que limita um pouco a experiência do usuário, visto que deverá optar por aparelhos entre 16/32/64GB e se contentar com o espaço livre na nuvem. 
Por isso, antes de comprar um dispositivo Android, calcule a sua necessidade de armazenamento para dados, especialmente se você que um Smartphone para fazer fotos e vídeos em 4K. 

Capacidade de bateria

A primeira coisa a saber sobre a bateria de um Smartphone é que não existe "a melhor", mas "a menos pior". Claro, tudo vai depender do uso que você faz do celular no dia-a-dia, por isso, leve em consideração o tamanho da mesma (a melhor faixa é de 2.600 a 3.200 mAh) ou até mesmo superior a essas medidas. 

Funções Inteligentes

Um Smartphone deve ter funções inteligentes extras. Ou seja, deve ter algo que chame a sua atenção, como uma caneta Stylus, um assistente de voz responsivo ou opções como o KnockOn ou sensores biométricos. 

É muito raro encontrarmos uma excelente câmera em um dispositivo mais barato, ou quaisquer recursos de softwares mais avançados. Se você procura um dispositivo para recursos simples, como ler e-mails, navegar na internet ou usar aplicativos de mensagens instantâneas, um modelo básico ou usado pode ser o ideal para você. 

Se você busca por recursos mais avançados, como filmagem em 4K e estabilização óptica, o modelo mais adequado para você é um topo de linha. 
Tenha em mente que, independentemente do aparelho que você escolher, ele servirá como forma de descontração ao longo do dia também. 

Preço

Bom, o quanto você irá pagar pelo seu novo Smartphone? Depois de analisar os Smartphone que se encaixam à sua experiência de usuário, é a hora de achar uma forma de encaixar a sua realidade financeira à sua escolha. Muitos aparelhos podem ser comprados via internet, o que torna o custo um pouco mais baixo. Porém, lembre-se de ir até uma loja física e utilizar o aparelho por alguns minutos antes da compra online. 

Caso o valor do "aparelho dos seus sonhos" esteja além das suas possibilidades financeiras, espere por uma promoção, como a Black Friday, ou pesquise um pouco mais vai que você dá sorte e encontra uma promoção relâmpago. Lembre-se, passados alguns meses do lançamento do celular no mercado, a tendência é a de que os preços diminuam significativamente.

Veja também algumas dicas mais avançadas para se ter uma certa noção sobre o hardware do aparelho, a parte mais importante na hora de escolher, então é bom saber um pouco mais sobre o hardware e as partes mais avançadas do seu novo Smartphone. 

  • Memória RAM 
  • Processador (CPU) 
  • Chipset 
  • GPU 

Memória RAM 

Memória RAM (Random Access Memory - Memória de Acesso Aleatório) é um hardware de armazenamento randômico e volátil de memória. Isto significa que esta peça armazena dados de programas em execução enquanto o smartphone está ligado. 

A memória RAM é de acesso rápido, ou seja, é essencial para acompanhar a velocidade do processador. Este tipo de memória recebe as informações e as armazena temporariamente, disponibilizando este conteúdo ao processador. Seria muito mais lenta a execução de um programa caso o processador tivesse que procurar os dados diretamente sozinho, e vale lembrar que quanto mais memória RAM melhor será o desempenho. 

Com frequência, alguns usuários me perguntam por que o tablet deles está tão lento fazendo com que nem consigam abrir o navegador, a resposta é simples: memória RAM insuficiente. Ao contrário de um computador, no qual se pode adicionar um pente de RAM, em dispositivos móveis isso ainda não é possível. Logo, leve em consideração que a memória RAM do seu aparelho, hoje em dia, deve ser de pelo menos no mínimo 2GB de memória RAM. 

Processador (CPU) 

CPU é sigla inglesa de Central Processing Unit (Unidade Central de Processamento). Também conhecido como processador, a CPU corresponde ao cérebro do smartphone, onde é feita a maior parte dos cálculos. 
É o elemento de maior importância em equipamentos eletrônicos. É responsável pelo processamento de todos os tipos de dados e pela apresentação do resultado do processamento. 

Inicialmente, a CPU era composta por vários componentes separados, mas evoluiu para um único circuito integrado que recebeu o nome de microprocessador. 
O microprocessador é um dispositivo programável de entrada e saída de dados, que processa os dados digitais de entrada e, associando as instruções armazenadas em sua memória, fornece como saída os dados resultantes do processamento. 

A velocidade de processamento das informações, está diretamente relacionada à velocidade do processador. Quanto mais rápido o processador, maior será a velocidade de processamento de qualquer tarefa em seu smartphone. 

Chipset 

Chipset é o nome dado ao conjunto de chips (ou circuitos integrados) utilizado na placa-mãe e cuja função é realizar diversas funções de hardware, como controle dos barramentos, controle e acesso à memória, controle da interface, controle dos sinais de interrupção, entre outras. 
Em uma analogia, seria mais ou menos como o cérebro, recolhendo informações e enviando à parte do corpo adequada para a execução da tarefa de forma que a função solicitada seja efetuada de forma satisfatória. 
O Chipset está também relacionado com o clock externo do processador e das memórias. 

GPU 

GPU é a abreviação de Graphics Processing Unit (Unidade de Processamento Gráfico), muitas vezes também é enunciado como chip gráfico.
É considerado como a peça mais importante de uma placa de vídeo, pois seu desempenho influência de maneira significativa a exibição de imagens, vídeos e qualidade gráfica de jogos nos computadores e smartphones. 
Placa de vídeo – é importante entender qual sua importância, que é de ser uma espécie de processador exclusivo para renderização de gráficos através de imagens. 

Geralmente, a GPU é desenvolvida em torno de uma placa de vídeo ou processador. Estes podem conter milhares de núcleos e unidades de processamentos desenvolvidas para otimizar o desempenho na tarefa de renderizar imagens com alto grau de qualidade gráfica.

Informação nunca é demais

As dicas acima são essenciais para quem está pensando em comprar um primeiro smartphone. Para quem já possui um, nunca é demais relembrar. Entretanto, depois de definir qual será o seu próximo aparelho, procure mais informações sobre ele. Leia análises, vídeos e pesquise a opinião de usuários que tenham adquirido o produto.

É impossível garantir que a sua escolha será perfeita, afinal muitas coisas só é possível descobrir no dia a dia, à medida que você utiliza o produto. Porém, partindo do princípio que você está escolhendo um Smartphone para suprir as suas necessidades e não apenas porque ele está na moda ou barato, certamente as chances de você acertar na compra são muito maiores.

Boa sorte na sua compra!!! =)

Gostou da dica? Então compartilhe com os seus amigos!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © BLOG DO MADSON | Suporte: MS Designer